top of page

Talvez ninguém tenha morrido e você esteja em luto ainda assim - fases do luto e algumas características

Já parou pra pensar que você pode estar enfrentando um processo de luto ainda que não tenha morrido ninguém querido? Talvez você não saiba que enfrentamos diversos lutos ao longo da vida, não só quando nos deparamos com a morte. Vamos pensar um pouquinho sobre isso hoje?


pessoa triste em luto

"Vivemos de perder e abandonar, e de desistir. E mais cedo ou mais tarde, com maior ou menor sofrimento, todos nós compreendemos que a perda é, sem dúvida, uma condição permanente da vida humana” (VIORST, 1988, p. 243).


O luto mais conhecido é aquele que enfrentamos quando perdemos alguém que amamos. Apesar de ouvirmos bastante no senso comum que nossa única certeza é a morte, quando ela se aproxima, nunca é fácil de lidar.


O luto é considerado um processo, não um estado. É uma transição, um período de adaptação a uma nova realidade. Ele tem algumas fases, algumas características próprias e é sobretudo muito particular, cada um viverá esse processo a sua maneira. Não há como precisar quanto tempo vai durar ou se será mais ou menos dolorido, cada pessoa atravessará esse tempo de maneira única. Antes de mais nada, queria te levar a refletir que talvez você esteja em luto e não saiba disso. Então, afinal, como saber se estou em luto?


Quando falamos em luto, falamos em perdas e essas perdas podem ser das mais diversas. Perder alguém que você ama é muito dolorido, perder um emprego onde você era realizada, também. Terminar um relacionamento sobre o qual você tinha boas expectativas é difícil, perder uma amizade por questões diversas que não a morte, também. O que está em jogo é a perda, é o atravessamento dessa nova realidade, esta sem o seu objeto de desejo.


Elizabeth Kluber Ross é uma das autoras mais conhecidas na área, talvez uma das primeiras a falar sobre as fases do luto. Segundo ela, ele é marcado por algumas fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Não podemos resumir o difícil processo do luto a cinco fases estáticas e lineares. Muitos aspectos estão em jogo nesse momento: a personalidade do enlutado, perdas anteriores, sua história emocional prévia, as condições da perda, a existência ou não de uma rede de apoio social, sua saúde física... Tudo isso influencia na maneira como a pessoa lidará com uma perda.


Também é importante destacar que apesar de termos autores e teorias sobre as fases do luto, esse processo não é linear, nem acontece de forma categórica. Na verdade, ocorre com oscilações e varia em duração, sendo uma experiência individual para cada pessoa. Uma pessoa pode passar por todas as fases "ao mesmo tempo" enquanto outra pode não manifestar nenhuma delas.


Se você está passando ou já passou por uma perda - seja de um emprego, de uma posição, de um relacionamento importante... - é esperado que você leve um tempo até conseguir se organizar emocionalmente novamente. O importante é estar sempre atento ao quanto essa desorganização tem prejudicado sua vida. Apesar da tristeza, raiva, desânimo, ansiedade, você tem conseguido seguir com as atividades do dia a dia?


Quando, por algum motivo, uma pessoa não consegue superar a perda e seguir em frente, talvez seja importante pensar no que chamamos de "luto complicado", que é quando todo o processo fica mais difícil que o habitual e a pessoa não consegue se desligar do que perdeu. Ela pode sentir uma grande dificuldade de seguir com atividades antes rotineiras e prazerosas e pode começar a enxergar a vida com menos sentido. Essa é a hora de procurar um profissional que irá te ouvir com uma escuta ativa e especializada! (Clique aqui caso esteja se sentindo assim)


Escrevendo esse artigo percebi que há muito a se falar sobre esse tema. Não tenho a intenção de esgotar tudo nesse breve post. Farei outros relacionados ao luto complicado, explorando mais as fases do luto.


O processo de luto chegará para todo mundo em algum momento, não há como fugir. Deixo para reflexão um trecho de uma autora que fala de forma muito bonita e respeitosa sobre a morte e a vida:


frase da Ana Claudia Quintana Arantes sobre as fases do luto


Volto em breve com mais posts nessa temática.

Fez sentido pra você?

 
 
 

Comentários


bottom of page